6 de janeiro de 2021

Difusão e Compartilhamento de Conhecimento

Já está disponível Clicando Aqui o artigo apresentado pelas pesquisadoras FREITAS, Mariana d'Ávila; MARTINS, Amanda Rafaela Gomes; PITERMAN, Ana. O artigo intitulado "Pesquisa de Campo e Observação: um olhar sobre o monitoramento como instrumento de gestão cidadã nas Lagoas Marginais do rio São Francisco. O artigo foi apresentado no dia 7 de dezembro, no III Simpósio da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco, realizado pelo Fórum de Pesquisadores de Instituições de Ensino Superior da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco (CBHSF).

O artigo apresenta a interface entre a pesquisa de campo com a metodologia de coleta de dados científicos e observação da comunidade ribeirinha e participação social. Uma interação peculiar entre o científico e o conhecimento popular que ocorre por meio do projeto de Pesquisa e Desenvolvimento “Integridade ecológica de lagoas marginais para a conservação da biodiversidade do rio São Francisco”. Ação que possibilita o diálogo entre os pesquisadores do projeto e a equipe de campo, pescadores e moradores do entorno das regiões pesquisadas, mediada por ambientalistas do grupo Carta de Morrinhos.

Por meio de uma metodologia de observação das lagoas, constituída ao longo dos anos, em que os pescadores e a comunidade do entorno repassam informações diárias aos integrantes do grupo, e que por sua vez interagem com a equipe de pesquisadores que coleta dados da região. A coleta de dados realizada pelos pesquisadores visa verificar as comunidades (planctônicas, periféricas, macroinvertebrados, macrófitas, peixes), além de dados físico-químicos e análise geospacial, apresentando uma visão abrangente do estado de conservação das lagoas marginais selecionadas para pesquisa.

Com este estudo conclui-se que o conhecimento popular e a participação social trazem grandes benefícios na integração com a pesquisa de campo, agregando informações preliminares de acesso às lagoas, presença de água, preservação, existência de peixes, identificação de atividades antrópicas no entorno e monitoramento de inundações.

Projeto: P&D GT610 | Copyright 2020 - Todos os direitos reservados