26 de janeiro de 2021

Educação Ambiental

Todo dia é dia de preservar o meio ambiente e incutir no cotidiano práticas sustentáveis. Contudo, para reforçar esta ideia no dia 26 de janeiro é celebrado mundialmente o dia Educação Ambiental. A data foi instituída em 1975 pelas Nações Unidas para fomentar uma maior conscientização sobre a necessidade de proteger o meio ambiente, através da educação.

A data surgiu por meio da “Carta de Belgrado” elaborada ao final do encontro promovido pela Unesco, na Iugoslávia, em 1975.

Pode parecer óbvio, mas é sempre bom lembrar que a educação ambiental é essencial para que as pessoas se tornem mais conscientes sobre a sustentabilidade e a importância da preservação, para assim possibilitar um futuro mais limpo para as próximas gerações.

Desde 1999 a educação ambiental é lei no Brasil, e todas as escolas têm o dever de ensinar métodos de preservação, bem como incentivar os alunos sobre os processos de reciclagem e a importância de usar de forma equilibrada os recursos naturais.

A educação ambiental, mesmo que ensinada na escola ele deve ser difundida primeiramente em casa com hábitos simples, mas que demonstram o bom uso dos recursos naturais. Apagar as luzes, economizar água, aproveitar cascas de alimentos, separar o lixo orgânico do inorgânico, comprar produtos ecologicamente corretos, podem ser aplicados no dia a dia, como não jogar lixo no chão, não deixar sujeira na praia e outros ambientes naturais, ou seja, atitudes e hábitos simples constituem a educação ambiental e assim contribuir para um ambiente saudável.

Pratique a educação ambiental e pratique esta ideia!

Projeto: P&D GT610 | Copyright 2020 - Todos os direitos reservados