As chuvas estão chegando de mansinho e com ela é necessário refletir sobre a importância da água para a sobrevivência . A demanda da água aumenta substancialmente, assim como a poluição das reservas de água doce. É importante lembrar que a água é um recurso escasso e finito, dessa forma, a sua preservação e disponibilidade é fundamental para manutenção da vida.
Para assegurar que hoje e as futuras gerações tenham água, ações colaborativas são necessárias. É preciso incentivar ações para preservação ambiental, reflorestamento em áreas de nascentes, zoneamento urbano uso de práticas sustentáveis na agricultura e redução de emissão de gases do efeito estufa.
O consumo consciente é dever de todos, e cada pessoa pode contribuir para a preservação desse recurso, utilizando-o com responsabilidade. Com algumas ações simples, é possível reduzir consideravelmente o consumo de água, são elas:
Tomar banhos mais rápidos, fechando o chuveiro para se ensaboar ou lavar os cabelos;
Escovar os dentes sem deixar a torneira aberta;
Na limpeza de quintal e calçada, priorizar o uso de vassoura ou reaproveitar água da máquina de lavar roupas;
Instalar torneiras e registros com menor fluxo de água, incluindo válvula de descarga;
Fazer reparo de vazamentos assim que detectados;
Reutilizar e reciclar;
Regar jardins e plantas em horários em que não haja muita incidência solar e priorizar o uso de regador, em vez de mangueira;
Utilizar adequadamente os serviços de esgotamento sanitário, como não jogar lixo no ralo da pia e vaso sanitário, interligar-se corretamente nas redes de esgoto e de drenagem de águas pluviais.