2 de setembro de 2020

Tempo Estável Facilita Coleta de Materiais para Análise

Crédito das Imagens: Jefferson Silvestre

Equipe de campo composta por pesquisadores do Senai/MG, UFMG, PUC/MG e grupo Morrinhos, realizaram coleta de espécies de peixes e instalaram novas réguas nas lagoas marginais.

O controle do nível da água nas lagoas marginais do rio São Francisco é uma importante ferramenta de acompanhamento das medições das lagoas marginais do rio São Francisco. Na segunda fase da pesquisa em campo realizada de 17 a 21 de agosto, foram instaladas réguas na lagoa da Beirada, e feita a inspeção das réguas nas lagoas Cajueiro e Lavagem.  

De acordo com o técnico José Gomes, a instalação e inspeção das réguas é um trabalho pioneiro feito nas lagoas marginais. E o objetivo principal desta monitoração é conhecer a redução do nível d’água nas lagoas, o real dinamismo da vazão do consumo natural no período da seca, evaporação e outros consumos naturais.

A partir da leitura semanal das réguas, feita pela equipe de campo é possível ter um histórico destas realidades que servirão de ferramentas para planejamentos e tomadas de decisão.

Projeto: P&D GT610 | Copyright 2020 - Todos os direitos reservados